20 de abr de 2015

Série - A Garota Perfeita #6 - Humildade


Ooi oi gente !
Antes de postar o conteúdo principal quero dar uns avisos.
Eu sou bastante ativa no blog e todo dia estou aqui. Mesmo que não poste mas todo o dia estou olhando como andam as coisas por aqui.
Mas infelizmente essa semana não poderei estar tão ativa assim por conta das minhas avaliações escolares, Em alguns dias terei 3 provas e isso requer muito estudo da minha parte. 
Portanto peço desculpas desde já. Mas no sábado estarei aqui, pode deixar.
Explicações dadas.
Vamos ao que interessa ?
Hoje falaremos sobre a Humildade.
Para falarmos dela, primeiro vamos saber o que ela significa.


"Quem teme ao Senhor e é humilde consegue riqueza, prestígio e vida longa"
Provérbios 22.4


Humildade significa  terra fértil, vem  da palavra húmus que significa : solo sobre nós. É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguem é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nivel de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade
Humildade é assumir, seus direitos e obrigações, erros e culpas  sem resistir,agir diferente disto, é uma arrogância e uma negação da sua origem. A humildade é uma virtude humilde, porque quem se vangloria da sua, na realidade pode ter falta dela. É um sentimento adquirido lentamente pelo trabalho interior ou provocado pelo conhecimento, que existe um ser superior ao mesmo.
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, tem modéstia e ausencia de orgulho. A humildade consta em praticamente todos os textos da Biblia, onde diz-se que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”. (Fonte)                                                          

Muitas pessoas pensam que Humildade é se vestir com roupas velhas e rasgadas e não se cuidar.

Longe disso, humildade é reconhecer suas próprias limitações. Saber que não é melhor que nada nem ninguém.
Ser humilde é um desafio e poucas pessoas conseguem.
Quem nunca conheceu uma pessoa que é orgulhosa ? Que se acha melhor que todo mundo ? Que anda pra lá  e pra cá com o nariz empinado achando que é o tal ?
E ainda pior tem gente que humilha os mais fracos, que os colocam para baixo.
Isso é se exaltar. 
Há sempre pessoas assim em todo o lugar.
E Deus condena isso.
Deus sempre condenou a exaltação. 

Um dos exemplos de exaltação e humilhação que vou citar é o de Nabucodonosor. 

( Podem acompanhar e ler a história com mais detalhes lá em Daniel 4 )
O rei Nabucodonosor sonhava pra caramba e, naquela época os sonhos eram mensagens dos "deuses".
Um dia, ele sonhou com uma árvore alta muito bonita que cresceu até chegar no céu e os animais descansavam nela e ela era tão alta, que poderia ser vista de qualquer lugar. Até que um anjo apareceu e mandou cortar os galhos da árvore, arrancar as folhas e jogar fora os frutos . Espantar os animais que descansavam na sua sombra e as aves que estavam nos seus galhos. E deixar apenas o toco e a raiz e amarrarem com correntes de ferro e de bronze no meio do capim bravo e no campo, para que esse toco - esse homem - coma capim como os animais e ele perderá o juizo e pensar como um animal e viver assim sete anos.
Lá no versículo 17 de Daniel capítulo 4 diz:

" Esta é a sentença dada pelos anjos, pelos anjos-vigias do céu, a fim de que todos saibam que o Deus Altíssimo domina todos os reinos do mundo. Ele dá esses reinos a quem quer, mesmo ao mais humilde de todos os homens".


Ao ouvir isso Beltessazar (nome babilônico de Daniel ) ficou assustado e sem nem saber o que pensar. Mas aí o rei falou para que ele não se preocupasse com o sonho nem com o seu significado. 

Aí Daniel se lamentou porque o sonho era para com o rei e não para com os seus inimigos e depois contou o significado.
Aquela árvore que cresceu e chegou ao céu era o rei. Porque ele se tornou poderoso e o seu poder aumentou tanto que chegou até o céu e o seu domínio se estendeu pelo mundo inteiro. Esse sonho se tratava da sentença de Deus para com Nabucodonosor.
Ele seria expulso do meio dos seres humanos e ficaria morando com os animais selvagens. Comeria capim como os bois, dormiria ao ar livre e ficaria molhado pelo sereno. Isso aconteceria durante 7 anos até que o rei reconhecesse que Deus domina todos os reinos do mundo e coloca como rei quem ele quer. A ordem para deixar o toco e a raiz da árvore significava que ele ainda voltaria a ser rei. Mas apenas quando confessasse que Deus domina o mundo inteiro.
E isso realmente aconteceu.
Depois de sete anos ele recobrou o juízo e declarou que só  Senhor era Deus e que além dele não havia outro. E aí reinou por mais alguns anos até que morreu.
Eu poderia citar também o filho dele que foi tão ruim ou pior que o pai mas esse não se arrependeu e perdeu o seu reino para outro mas essas e outras histórias ficam para depois, Ok ?

Vamos ver alguns exemplos de pessoas humildes da bíblia ? 
João Batista:

João nasceu por um milagre ( seus pais eram velhos demais ). Ele se vestia com uma roupa de coro e comia insetos e mel. Mas sua humildade não foi unicamente nisso.
Quando Jesus chegou para ser batisado por João ele falou que não merecia batisa-lo e não merecia nem mesmo desatar as sandálias dos pés de Jesus. Depois de Jesus falar que João deveria batisa-lo que ele o obedeceu.
O exemplo de João foi tanto, que lá em Mateus 11 versículo 29 Jesus disse :

"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram,
João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele."

Mateus 11.29

Maria (mãe de Jesus)


Maria era uma mulher humilde e serva do Senhor. Por isso ela foi escolhida para ser a "mãe" de Jesus.
" Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva! 
De agora em diante todos me chamarão de mulher abençoada (...)"
Lucas 1.48

Jesus:


Além de Jesus ser uma pessoa humilde, Jesus teve sua história e vida baseada na humildade.

Mesmo sendo Deus ele nasceu em um estábulo, o seu berço foi uma mangedoura e depois de ter voltado do Egito ( quando ele nasceu seus pais fugiram para o egito por conta de Herodes ) foi morar em Nazaré, que era uma cidade muito pobre e ninguém dava nada por ela.
Jesus foi o exemplo perfeito de humildade.

"Sejam meus seguidores e aprendam comigo que sou manso e humilde de coração"

Mateus 11.29
"(...) Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o pai"
Filipenses 2.8-11

E muitos outros exemplos que a Bíblia nos dá de pessoas humildes, mas que se eu citar o post fica longo demais e cansativo. Mas se quiser saber alguns exemplos a primeira triologia do Novo Testamento está repleto de exemplos.
Seja Humilde.
Deus te recompensará.

Enfim gente, eu vou ficando por aqui.
Mas antes, como sempre, vamos ouvir as músicas que falam sobre humildade ?

O menor da casa - Rose Nascimento

Puro Nardo- Fernanda Brum

Quero descer- Raquel Mello


2 comentários:

  1. Eu amo a sua série tem muitas verdades nelas, lindo capítulo a humildade não deve faltar na vida de um verdadeiro cristão.
    Beijos minha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que você gosta Amanda.
      Tava sumida, hein ?!
      Beijos flor !

      Excluir